RESENHA CRÍTICA
Programa de Formação
continuada de professores
Aprender: Prática
Reconstrutiva
Pós-Graduando: WALKÍRIA
SANTINI FERNANDES FILHA
Curso de Pós graduação
Lato Sensu
Campo Grande – MS
2012
Resenha Crítica
apresentada como avaliação para a aquisição de nota parcial da disciplina
Aprender: Prática Reconstrutiva, pelo curso Pós-Graduação em Educação Infantil
e suas Linguagens, ministrado pelo Cefor.
"Educação Infantil e registro de
práticas" (Editora Cortez, 2009), de Amanda Cristina Teagno Lopes, traz um conjunto
de ideias, onde o professor tem a capacidade de realizar registro de suas
práticas, refletir sobre a mesma, construindo recordações e saberes, tendo o
alunos como autor de sua própria história.
De
acordo com Lopes (2009, p.23), “Pautamo-nos em uma concepção de criança como
produtora de conhecimento, ser ativo no processo de aprendizagem, sujeito que
deixa marcas.” onde o professor deve proporcionar as crianças situações para
que possam estar buscando o seu conhecimento, produzindo autorias onde se possa
evidenciar o registro de seus momentos de interação e avanço.
Lopes
ainda diz que o professor tem autonomia
para desenvolver sua prática, buscando formas de registro fazendo parte deste
processo de valorização profissional (2009, P. 25):
“[...] concepção
de professor como intelectual, pesquisador reflexivo. Um professor autor de sua
prática, autor de seu trabalho diário com as crianças, tecendo o cotidiano em
um exercício laborioso e complexo, produtor de conhecimentos pedagógicos
enquanto atua e reflete sobre sua prática à luz da teoria.
A
autora valoriza o professor como um criador de experiências, onde se faz
necessário o registro de momentos e situações do cotidiano escolar, buscando a
valorizar-se profissionalmente, bem como acredita ser o aluno, autor de seu
próprio conhecimento.
Diante
disto o professor é visto como o mediador destes momentos tão importante na
educação Infantil, na elaboração de seu planejamento, na observação e
intervenção junto aos alunos, buscando a todo o instante estar proporcionando
experiências novas e significativas no contexto escolar.
Quando
o professor observa, ele tem a oportunidade de avaliar seu aluno, o que
aprendeu, como aprendeu e também poderá aprender com seus alunos, criando
situações favoráveis ao desenvolvimento de novas propostas de trabalho,
contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Para
chegarmos a este estágio, é necessário registrar e refletir sobre cada momento da
criança, buscando valorizar sua individualidade, seus momentos de criação e
valorização conhecendo assim suas potencialidade e limitações.
Acredito
que o registro se faz necessário, pois de posse dele poderemos desenvolver
novas propostas, seguir rumos procurando proporcionar aos alunos o
desenvolvimento de suas habilidades, sendo eles produtores de conhecimento e
ricos em saberes.
A
autora enfatiza a importância da formação continuada do professor, de suas práticas
e registro, segundo ela, “A documentação demanda observação e escuta e atentas
e seu registro diário por diferentes meios: fotografias, vídeo, gravação de
diálogos, anotações, produções das crianças” (2009, p. 37).
As
diferentes formas de registro nos levam a uma construção de uma cultura, onde a
criança é autora e capaz de produzir registros que evidenciem o seu
conhecimento.
Conforme
Lopes, através desta prática nos dirigimos a um momento onde o professor
elabora, analisa, reflete e intervém no processo de aprendizagem de seus
alunos, podendo produzir registros para serem compartilhados com outros
professores, na busca de praticas onde se possa evidenciar o alunos como
produtor de conhecimento.
O
registro, além de favorecer a reflexão, a atribuição de sentido aos
acontecimentos e, desse modo, a construção de experiências e a formação,
apresenta-se ainda como espaço para a fala silenciada do professor, tornando-o
sujeito de sua ação. (LOPEZ; 2009, p. 106).
Essencialmente
o registro nos remete a um momento de reflexão, criando vínculos com nossa
prática do cotidiano, levando-nos a uma oportunidade de evidenciar nossas
experiências na Educação Infantil, proporcionando assim a todos um instante de
estudos em busca de aperfeiçoar práticas habituais do professor.
Por
fim, a análise crítica desta obra nos leva a compreensão da importância de um
professor reflexivo e mediador, arquivando os momentos de aprendizagem de seu
aluno através de diversas formas de registro, podendo favorecer a construção de
memórias e conhecimentos.
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