segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha crítica por: WALKIRIA SANTINI FERNANDES FILHA


RESENHA CRÍTICA

Programa de Formação continuada de professores
Aprender: Prática Reconstrutiva
Pós-Graduando: WALKÍRIA SANTINI FERNANDES FILHA
Curso de Pós graduação Lato Sensu
Campo Grande – MS
2012
Resenha Crítica apresentada como avaliação para a aquisição de nota parcial da disciplina Aprender: Prática Reconstrutiva, pelo curso Pós-Graduação em Educação Infantil e suas Linguagens, ministrado pelo Cefor.

"Educação Infantil e registro de práticas" (Editora Cortez, 2009), de Amanda Cristina Teagno Lopes, traz um conjunto de ideias, onde o professor tem a capacidade de realizar registro de suas práticas, refletir sobre a mesma, construindo recordações e saberes, tendo o alunos como autor de sua própria história.
            De acordo com Lopes (2009, p.23), “Pautamo-nos em uma concepção de criança como produtora de conhecimento, ser ativo no processo de aprendizagem, sujeito que deixa marcas.” onde o professor deve proporcionar as crianças situações para que possam estar buscando o seu conhecimento, produzindo autorias onde se possa evidenciar o registro de seus momentos de interação e avanço.
            Lopes ainda diz que o professor  tem autonomia para desenvolver sua prática, buscando formas de registro fazendo parte deste processo de valorização profissional (2009, P. 25):
“[...] concepção de professor como intelectual, pesquisador reflexivo. Um professor autor de sua prática, autor de seu trabalho diário com as crianças, tecendo o cotidiano em um exercício laborioso e complexo, produtor de conhecimentos pedagógicos enquanto atua e reflete sobre sua prática à luz da teoria.

            A autora valoriza o professor como um criador de experiências, onde se faz necessário o registro de momentos e situações do cotidiano escolar, buscando a valorizar-se profissionalmente, bem como acredita ser o aluno, autor de seu próprio conhecimento.
            Diante disto o professor é visto como o mediador destes momentos tão importante na educação Infantil, na elaboração de seu planejamento, na observação e intervenção junto aos alunos, buscando a todo o instante estar proporcionando experiências novas e significativas no contexto escolar.
            Quando o professor observa, ele tem a oportunidade de avaliar seu aluno, o que aprendeu, como aprendeu e também poderá aprender com seus alunos, criando situações favoráveis ao desenvolvimento de novas propostas de trabalho, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
            Para chegarmos a este estágio, é necessário registrar e refletir sobre cada momento da criança, buscando valorizar sua individualidade, seus momentos de criação e valorização conhecendo assim suas potencialidade e limitações.
            Acredito que o registro se faz necessário, pois de posse dele poderemos desenvolver novas propostas, seguir rumos procurando proporcionar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades, sendo eles produtores de conhecimento e ricos em saberes.
            A autora enfatiza a importância da formação continuada do professor, de suas práticas e registro, segundo ela, “A documentação demanda observação e escuta e atentas e seu registro diário por diferentes meios: fotografias, vídeo, gravação de diálogos, anotações, produções das crianças” (2009, p. 37).
            As diferentes formas de registro nos levam a uma construção de uma cultura, onde a criança é autora e capaz de produzir registros que evidenciem o seu conhecimento.
            Conforme Lopes, através desta prática nos dirigimos a um momento onde o professor elabora, analisa, reflete e intervém no processo de aprendizagem de seus alunos, podendo produzir registros para serem compartilhados com outros professores, na busca de praticas onde se possa evidenciar o alunos como produtor de conhecimento.
O registro, além de favorecer a reflexão, a atribuição de sentido aos acontecimentos e, desse modo, a construção de experiências e a formação, apresenta-se ainda como espaço para a fala silenciada do professor, tornando-o sujeito de sua ação. (LOPEZ; 2009, p. 106).

            Essencialmente o registro nos remete a um momento de reflexão, criando vínculos com nossa prática do cotidiano, levando-nos a uma oportunidade de evidenciar nossas experiências na Educação Infantil, proporcionando assim a todos um instante de estudos em busca de aperfeiçoar práticas habituais do professor.
            Por fim, a análise crítica desta obra nos leva a compreensão da importância de um professor reflexivo e mediador, arquivando os momentos de aprendizagem de seu aluno através de diversas formas de registro, podendo favorecer a construção de memórias e conhecimentos.

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