segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha Crítica por: SIMONE DE OLIVEIRA BARBOSA


RESENHA CRÍTICA

Programa de Formação continuada de professores
Aprender: Prática Reconstrutiva
Pós-Graduando: SIMONE DE OLIVEIRA BARBOSA
Curso de Pós Graduação Lato Sensu
Campo Grande – MS
2012

Resenha Crítica apresentada como avaliação para a aquisição de nota parcial da disciplina Aprender: Prática Reconstrutiva, pelo curso Pós-Graduação em Educação Infantil e suas Linguagens, ministrado pelo Cefor.

     O presente livro LOPES. Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009, evidencia algumas possibilidades da prática do registro no processo de formação contínua e em serviço de educadores, mostrando que o registro favorece a construção de memória, identidade, autoria e produção de conhecimento.
     Amanda Cristina Teagno Lopes Marques é pedagoga, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e doutoranda na mesma universidade. Participa do Grupo de Pesquisas sobre a Formação de Educadores (Gepefe - FE/USP). Atua como professora de Educação Infantil na prefeitura de São Paulo e assessora o Departamento de Normas Técnicas e Orientações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos.
     A leitura do livro nos possibilitou a compreensão mais clara do que vem a ser registro de práticas na educação infantil, firmando a idéia de que quando o professor escreve sobre a própria prática, ele acaba utilizando a sua narração como instrumento de aprendizagem, tendo então a possibilidade de rever e reconstruir a sua prática em sala de aula, pois além de favorecer a reflexão, o registro possibilita a construção da memória e da história.
     Registrar significa prática para o desenvolvimento e reflexão, sendo um ponto de partida da construção do trabalho pedagógico, que caminha junto com o planejamento, observação e avaliação.
     O professor deve ser considerado sempre um aprendiz e se fundamentar na análise crítica de sua prática, mediada pelo estudo da realidade e de sua ação.
     Registrar exige escrita, linguagem, pensamento, produção, leitura, leitura de textos acadêmicos e principalmente leitura da realidade das ações e reações das crianças, do próprio papel como educador, da escola, da comunidade, do contexto social, da política do sistema.
     Vale ressaltar que registro é um instrumento de reflexão e conseqüentemente auxilia na melhoria da qualidade do ensino, vinculado a leituras, trocas entre pares. Importante lembrar também que é necessário o favorecimento do uso de outras linguagens, além da verbal, no ato de registrar, tais como as linguagens plásticas e o desenho, que auxiliam a construção do pensamento.
     Podem-se considerar imagens e desenhos como registros, formas de expressão, representação, comunicação. A produção de registros demanda aquisição de linguagens, leituras da realidade, de percepção dos múltiplos sentidos do texto verbal e também não verbal.
     É necessário que a escola favoreça o desenvolvimento das linguagens das crianças, oportunizando sempre a sua autoria diante os registros, fugindo da reprodução da linguagem estereotipada, garantindo a sua criação, invenção de produção.
     Através dos registros produzidos pelas crianças, é que se pode perceber além das atividades, os sentimentos, emoções, movimentos próprios e específicos da criança.
     Registros não podem aprisionar ou servir apenas para fins estatísticos, como acontecia antigamente, pelo contrário, deve servir para libertar tanto professores quanto os alunos, tornando-os autores do processo e contribuindo para a construção da memória da educação infantil e da escola.   
     Existem diferentes tipos de registros, alguns mais formais outros menos formais, porém, todos contribuem de algum modo para a efetivação do trabalho docente.
     Particularmente considero as idéias da autora deste livro, bastante relevante, tendo em vista, que os registros de práticas na educação infantil possibilitam que o professor valorize todas as etapas do processo de desenvolvimento da criança, se utilizando de uma visão evolutiva, no qual fará com que tenha segurança para manter ou reelaborar a sua prática pedagógica.
     A leitura do livro Educação Infantil e registro de práticas, contribuiu para facilitar a minha compreensão acerca da grande necessidade e importância que o registro possui em ressignificar o fazer docente, permitindo com isso a melhoria da qualidade de ensino.
  Finalizo indicando o referido livro, para todos os alunos, professores que estudam ou trabalham na área da educação infantil.
Simone de Oliveira Barbosa cursista da Pós-Graduação em Educação Infantil e suas linguagens - IESF 2012.

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